Wednesday, February 02, 2005

A Paixão de Cristo

Título original: The Passion of the Christ
Realização: Mel Gibson
Intérpretes: Jim Caviezel, Maia Morgenstern, Monica Bellucci, Rosalinda Celentano, Sergio Rubini, Ivano Marescotti, Hristo Jivkov, Hristo Naumov Shopov, Mattia Sbragia
EUA, 2004

"Vocês são meus amigos.
Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos seus amigos."


Este é o relato das últimas 12 horas da vida de Jesus de Nazaré. O filme começa no monte das Oliveiras, para onde Jesus se deslocou para rezar após A Última Ceia, e onde é tentado por Satanás. Traído por Judas, Jesus é preso e levado para o interior das muralhas da cidade de Jerusalém, onde os líderes dos Fariseus o confrontam com acusações de blasfémia e o seu julgamento resulta numa condenação à morte. Jesus é levado perante Pôncio Pilatos, o governador da Palestina, que ouve as acusações que se lhe são levadas pelos seus acusadores.
Percebendo que está no meio de um conflito político, Pilatos recorre ao Rei Herodes, mas este devolve o caso a Pilatos, que dá à multidão a escolher entre Jesus e o criminoso Barrabás. A multidão escolhe libertar Barrabás e condenar Jesus. Este é então entregue aos soldados romanos e flagelado. Após este castigo, Jesus é levado novamente perante Pilatos, irreconhecível. Relutante em o condenar à morte, este apresenta-o à multidão como que a perguntar se "isto não é suficiente?". Não é. Pilatos lava as suas mãos do problema, ordenando aos seus homens para cumprir os desejos da multidão.

Jesus recebe uma cruz e é-lhe ordenado que a carregue pelas ruas de Jerusalém a caminho do Calvário, no Monte de Gólgota. Aí, Jesus é pregado à cruz e tem lugar a sua última tentação: o receio que o seu Pai o tenha abandonado...

O argumento de «The Passion of the Christ» baseia-se em várias fontes, incluindo os diários de St. Anne Catherine Emmerich (1774-1824), uma uma freira que tinha visões da vida de Cristo e escreveu várias profecias, recolhidas no livro "The Dolorous Passion of Our Lord Jesus Christ", e nos Evangelhos do Novo Testamento dos apóstolos: S. João, S. Lucas, S. Marcos e S. Mateus. Como se sabe, as últimas horas de Cristo são narradas por estes de pontos de vista diferentes; por exemplo, em S. Marcos e S. Mateus existem dois julgamentos nocturnos antes do julgamento final de Cristo, enquanto que em S. Lucas há apenas um julgamento, que tem lugar de manhã, e em S. João não há julgamento algum.

A produção teve início a 4 de Novembro de 2002, nas cidades de Matera e Craco (Itália). Matera é, aliás, famosa pela sua antiguidade com cavernas e estruturas que serão semelhantes às que Jesus terá conhecido. Mel Gibson inspirou-se em famosas pinturas, tais como a "Pietá" (de Carracci), "Ecce Homo" (de Antonio Ciseri) e "A Crucificação" (de Matthias Grunewald), para criar alguns dos mais importantes momentos do seu filme, falado em aramaico e latim, que define como "uma história sobre amor, sobre sacrifício, mas também sobre perdão e esperança".

Fonte: www.cinema2000.pt