Wednesday, October 19, 2005

Notas de Kitano

As inspirações

“Quando ainda era um aspirante a actor em Asakusa (um bairro popular de Tóquio) vi, um dia, um homem e uma mulher unidos um ao outro por uma corda. Os moradores do bairro chamavam-lhes "os mendigos errantes". Havia uma série de rumores sobre o assunto, mas ninguém sabia verdadeiramente como é que eles se tinham tornado vagabundos. A visão destes dois mendigos errantes ficou gravada no meu espírito e sempre quis realizar um filme com personagens como eles. Decidi ligar esta história com duas outras. A ideia de cada história surgiu a partir de coisas que vi e ouvi no passado, as histórias típicas dos japoneses.”

Fazer escolhas

”Se for objectivo, posso afirmar que todas as personagens são muito egoístas. "Fazer uma escolha" significa que à partida temos duas opções. Mas em DOLLS todos os protagonistas estão possuídos pelo seu próprio egoísmo e cada um deles tem a sua pequena ideia do caminho que querem seguir e que atitude têm de assumir em consequência disso. Eles não fazem realmente escolhas porque são incapazes de ver outras soluções. Nenhum dos acontecimentos do filme poderia acontecer se as personagens fossem suficientemente equilibradas para "fazer escolhas". Sendo objectivo, as personagens podem parecer estúpidas, mas elas próprias não se vêem seguramente desta forma.”

As paisagens

”Filmei paisagens absolutamente magníficas, mas queria que tivessem uma certa crueldade. Algumas são de uma beleza extrema como se estivessem à beira da morte, como as flores de cerejeira totalmente abertas no último minuto antes de caírem ou as folhas de ácer que se vestem com as mais belas cores antes de secarem e caírem. Esta crueldade subentendida pode ser aumentada pela presença de personagens à beira da morte... Quando filmo o mar, muito luminoso no Verão, prefiro ter lá um homem velho, abatido pela vida, por exemplo um patrão que acabou de ir à falência, que pensa em suicidar-se ao olhar o mar, em vez de uma família feliz que está a fazer um piquenique na praia. Ou quando filmo um cerejal, prefiro ter lá um soldado da Segunda Guerra Mundial em vez de um grupo de amigos que o contemplam. Poderia ilustrar o que cada imagem representa, mas também é importante não o fazer. Se virem DOLLS e disserem: "Oh, que imagens tão bonitas", ficarei contente. Dito isto, não me importo que procurem um simbolismo nas cerejeiras em flor, no mar de Verão ou nas folhas vermelhas do Outono.”

0 Comments:

Post a Comment

<< Home