O Bunraku

O teatro de marionetas Bunraku faz parte dos três géneros teatrais principais do Japão, juntamente como Kabuki e o Noh.
A intensidade dramática do Bunraku depende da perfeita organização de três elementos: as marionetas, a narração e a música. Cada marioneta é manobrada por três homens (têm geralmente um metro de altura, são feitas em madeira e pensam entre os 5 e os 20 quilos). Uma perfeita simbiose dos três manipuladores de marionetas é fundamental para dar vida à marioneta. As regras, muito estritas, devem ser respeitadas e nenhum manipulador pode representar independentemente.
Os manipuladores estão em palco, em frente ao público. O principal manipulador aparece de rosto descoberto enquanto os outros são "invisíveis" sob um capuz negro, mostrando desta forma que a marioneta é o actor principal.
Num estrado à direita do palco, o narrador (tayu) recita o texto épico e poético (joruri). Não só conta a história, mas faz também a voz de canta marioneta: mulheres, homens, crianças. Interlúdios e o acompanhamento musical são assegurados por um tocador de shamisen, um instrumento antigo com três cordas.
A história do Bunraku começou no século XVI e popularizou-se no século XVII. Desde 1966 que o Teatro Nacional de Tóquio acolheu o Bunraku. Em 1985, o Teatro Nacional Bunraku foi criado
Apesar do seu sucesso, o envelhecimento dos técnicos (costureiros, fabricantes de marionetas,...) e a falta de pessoas para os substituir representam um problema para o futuro desta arte com mais de 300 anos.
0 Comments:
Post a Comment
<< Home