Friday, February 04, 2005

1.ª Sessão - ESGOTADA!

Ontem (03 de Fev) deu-se o arranque de uma nova corrente de ciclos temáticos de cinema em Alcobaça.

Cumprindo o lema que inspira a iniciativa 7.ª à 5.ª - Tentar o Cinema - a primeira sessão teve lugar no espaço intimista do Pequeno Auditório do Cine-Teatro de Alcobaça, sob os auspícios de uma noite fria, pouco convidativa a saídas nocturnas e à distância do mediatismo do debate político transmitido à mesma hora do evento.

A cidade de Alcobaça provou estar ligada ao cinema e mesmo perante os condicionalismos inerentes à adesão a um evento ainda em fase experimental, esgotou por completo a primeira sessão dando assim início a uma relação cinéfila que se pretende recíproca e prolongada no tempo.

O próprio público fez juz ao espírito do evento ao demonstrar toda a disponibilidade em adaptar-se a algumas das imposições que inesperadamente surgiram ao longo da sessão: sobretudo aquelas ligadas à dificuldade no visionamento da película na íntegra por uma parte do público.

Tratando-se de uma sessão inaugural e de teste das próprias condições de produção do evento, o público encarou naturalmente esta dificuldade e fez vincar toda a sua alma cinéfila ao adaptar-se livremente a esta contrariedade (seja cumprindo o tempo integral da sessão em pé, seja ao sentar-se no chão do auditório). Problema este que a organização obviamente lamenta e que se propôs desde logo a ultrapassar na sessão seguinte.

Quanto ao filme - A Paixão de Cristo - tinha sido escolhido sob a égide do próprio ciclo de abertura, isto é, a mostra de algumas das obras importantes dos últimos anos que, por razões de inexistência de um espaço de projecção comercial de cinema, passaram ao largo do circuito alcobacense, teve o condão de ser o primeiro, muito devido à própria polémica e discussão que provocou a todos os níveis ao longo do ano de 2004 (até em relação à sua própria qualidade artística), demonstrando ser uma aposta ganha uma vez que se depreendeu desde logo que se tratava de uma película que o público queria visionar, até mesmo para criticar.

Faltava, agora, saber se este início tinha sido um mero golpe de sorte, talvez devido à escolha de um filme mediático, ou se se tratava de puro espírito cinéfilo a dinamizar o evento...

a.g. - m.d.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home