Wednesday, October 04, 2006

II Edição do Ciclo Fio Solto. Na Vida dos Bonecos.

Reedita-se o ciclo Fio Solto integrado no 9.º Festival Nacional de Marionetas: Marionetas na Cidade, em parceria com os S.A. Marionetas. A 7.ª à 5.ª apresenta este ano um pequeno ciclo com um universo temático agora alargado aos bonecos volumétricos animados.
A mostra deste ano, apesar de sensivelmente mais curta (duas sessões em dois dias: 05 de Outubro e 12 de Outubro) ganha em diversidade e novidade. Diversidade desde logo nos formatos apresentados e que para além do cinema de marionetas e do cinema convencional, terá duas mostras de curtas de animação que englobará um leque variado de géneros que vão desde a evocação das sombras chinesas, à plasticina ou a manipulação e animação de volumes. Já a novidade consiste em duas vertentes.
Por um lado, a possibilidade de serem visionados em Alcobaça o que de melhor se tem feito em redor do vídeo de animação em Portugal e por outro, a oportunidade dada a jovens realizadores ainda em formação na área do cinema e dos audiovisuais, de fazer sessões públicas das suas obras. Realce-se a programação de quatro filmes de realizadores ligados à trupe Daltonic Bros. (reconhecido universo de artistas do vídeo independente, baseado nas figuras de João Pedro Gomes e Paulo Abreu) e a inclusão de outros 3 vídeos provenientes da ESAD onde se inclui a primeira apresentação pública do vídeoclip inspirado nos The Pixies do alcobacense Pedro Vicente.
No que toca às longas-metragens o programa centra-se, tal como no ano passado, nos universos paralelos ligado às marionetas. O mundo das marionetas estará excelentemente representado com a 2.ª obra do super mediatico Peter Jackson Feebles, Os Terríveis (premiado no FantasPorto). A evocação subliminar aos bonecos manipulados concretiza-se a partir da multipremiada obra de Spike Jonze Queres Ser John Malkovich?, onde um John Cuszak, marionetista, tenta ele próprio manipular e deambular pela cabeça do grande John Malkovich! A não perder!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home