Friday, March 03, 2006

21 Gramas

Realizado por: Alejandro González Iñárritu
EUA, 2003

Eles dizem que todos nós perdemos 21 gramas no exacto momento em que morremos... todos nós.

O peso de um punhado de moedas.
O peso de um chocolate.
O peso de um pequeno pássaro...


Em 21 Gramas, o peso que um corpo perde no momento da morte, cruzam-se três histórias, concorrendo para um final inevitável em que alguém perderá os seus vinte um gramas ao exalar o último suspiro, a derradeira morte anunciada desde o início do filme e que surge na senda de outras, pontuando o filme ao longo de um trajecto familiar a Iñárritu e a quantos apreciam o seu cinema musculado, dorido e desencantado.

Da sua cama de hospital e perdida toda a esperança, Paul Rivers (Sean Penn) relata-nos o que o levou até ali, numa espera conformada que apenas terminará no final do filme. Fala-nos do coração destruído pelo tabaco, da operação redentora, do desejo de descobrir o dador, do afastamento que se vai instalando entre si e a sua companheira Mary (Charlotte Gainsbourg) que acaba deixando-o e regressando à Europa natal.


Através do seu relato, conhecemos Jack Jordan (Benicio Del Toro), um ex-criminoso reabilitado e redimido pela Fé, em conflito com os seus tutores e discípulos, com a mulher (Melissa Leo) e os filhos, um homem cuja vida se irá cruzar com a de Paul pelas piores razões, apressando o fim deste e inflamando a sua alma com uma imensa e insolúvel culpa.


Cristina Peck (Naomi Watts) completa o triângulo, ao perder o marido e as filhas num acidente estúpido que lhe destruirá a vida e a precipitará nas vidas de Paul e Jack, embora por razões diversas e antagónicas.
É um círculo de violência, ódio, amor e morte que só abranda quando alguém tomba, enredando os personagens num emaranhado sem saída...

0 Comments:

Post a Comment

<< Home