Friday, March 10, 2006

Colisão / Crash*

Realizado por Paul Haggis
EUA, 2005

'Crash' é uma película que segue o esquema de cruzamentos de filmes como 'Magnolia', de Paul Thomas Anderson, e que se foca na questão do racismo na cidade de Los Angeles. Escrito e realizado por Paul Haggis, o argumentista de 'Million Dollar Baby' (Óscar para Melhor Argumento 2005), este transformou-se rapidamente num dos mais aclamados filmes do ano.

Doze personagens insólitas cruzam-se nesta película mas o que será que têm em comum? Eles são um casal americano comum, um persa dono de uma loja, dois polícias, um africano, director de uma estação televisiva, um mexicano, dois ladrões de automóveis, um polícia a começar a carreira e um casal coreano de meia-idade.
À partida, estas pessoas partilham apenas o facto de viveram em Los Angeles, mas nas próximas 36 horas todos eles vão 'colidir' e estes serão forçados a relacionar-se.
Este drama urbano gira à volta das encruzilhadas inconstantes de um conjunto de personagens multi-étnico que luta para dominar os seus medos... Ousado e polémico, 'Crash' lança um olhar provocador e inflexível às complexidades da tolerância racial na América contemporânea.
De louvar o facto de o autor ter optado por não transmitir uma moral absoluta, optando pela posição politicamente correcta: a de que entre vítima e agressor, não existem respostas fáceis.
*Óscar 2006 para: Melhor Filme, Melhor Argumento Original e Melhor Montagem

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Aconselho a todos que tenham oportunidade de assistir a este filme que o façam. Está excelente a forma como abordam o racismo/discriminação.

Aproveitem porque não é todos os dias que filmes destes passam de graça no cinema. :)

2:51 PM  

Post a Comment

<< Home