Wednesday, February 09, 2005

Adeus Lenine!

Título original: Good bye, Lenin!
Realizador: Wolfgang Becker
Intérpretes: Daniel Brühl, Kathrin Sass, Maria Simon, Chulpan Khamatova, Florian Lukas, Alexander Beyer
EUA, 2003

Outubro de 1989 era uma má altura para ficar em coma, para quem vivesse na Alemanha de Leste - mas é precisamente o que acontece à mãe de Alex (Daniel Brühl), um activista do progresso social. Oito meses depois, para surpresa de todos, Christiane (Katrin Sass) acorda do seu coma. Mas o seu país mudou radicalmente e ela desperta numa Alemanha capitalista.
O seu coração está tão fraco que o menor choque pode levá-la à morte. E afinal, o que poderá ser mais dramático do que a queda do muro e o triunfo do capitalismo sobre o seu país?
Para salvar a mãe, Alex decide ocultar todos os factos políticos, e para isso transforma os 79 metros quadrados do seu apartamento numa colónia de recordações onde a mãe é levada a acreditar que nada mudou na sua ausência.
Numa maravilhosa, comovente e ao mesmo tempo divertida comédia, Wolfgang Becker (Life is all you get) relata a história de um filho que vai até ao limite das suas forças para conseguir o milagre de salvar a sua mãe e fazê-la acreditar que apesar de tudo, Lenine conseguiu realmente vencer!
Aconselhamos: banda sonora da autoria de Yann Tiersen

0 Comments:

Post a Comment

<< Home