Monday, September 19, 2005

Persona Non Grata

Realizado por Oliver Stone

EUA, França, Espanha, 2003, Doc.

Nos dezoitos meses que se seguiram ao fracasso da tentativa de estabelecer a paz permanente, em Camp David, no ano 2000… israelitas e palestinianos mergulharam numa espiral de violência aparentemente impossível de deter.. Ambos milhares sofreram milhares de baixas.

Este é um testemunho cru, isto é, não há grandes considerações sobre o que antecedeu a actual situação, nem os cenários possíveis, Stone centra-se no dia-a-dia de cidades como Ramalah e a posição oficial de cada uma das partes intervenientes. O documentário tem como protagonistas antigos primeiros-ministros israelitas, Shimon Peres, Ehud Barak e Benjamin Netanayu, os diplomatas europeus, Miguel Maratinas e Christian Jereut, Hasan Yosef, porta-voz do Hamas, membros da Brigada de Mártires Al Aqsa, o historiador Meir Pail e o ministro de segunaça pública de Israel, Gideon Ezra. A figura de Yasser Arafat é presença constante ao longo do documentário, pois Stone mostra-nos as dificuldades em estabelecer contacto com ele e a única vez que se encontra com ele, é para figurar ao lado de outros artistas, pintores e escritores, como o português José Saramago.

Este documento fica marcado por ter sido realizado aquando do massacre de Pasadena, onde morrem 28 israelitas em função de um atentado suicida, nos dias seguintes assiste-se à resposta israelita com a destruição do quartel-general de Arafat.

“Persona Non Grata” é acima de tudo um conversa frente a frente com as pessoas que tiveram ou têm capacidade para solucionar o problema ou não…

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Star Jones Reynolds Donates Emmys Dress
World travel and annual medical insurance plans from independent advisors Medibroker International.
Hi, I was just blog surfing and found you! If you are interested, go see my reachout related site. It is special to me plus you may find something of interest.

5:05 AM  

Post a Comment

<< Home