Friday, February 11, 2005

2.ª Sessão - ESGOTADA!

Esta segunda sessão tinha como principal curiosidade a confirmação ou não da total ligação do público ao evento mesmo após a ocorrência de alguns problemas técnicos na primeira sessão. Até porque no início da semana tinham chegado ecos de alguma insatisfação em relação à própria produção do evento, com a alusão mesmo a algumas situações inexistentes... A melhor resposta a todas estas dúvidas foi dada pelo próprio público alcobacense que ocorreu à segunda sessão do mesmo modo que a primeira, ou seja, esgotando o Pequeno-Auditório.

Verificou-se que uma parte deste público já tinha comparecido na primeira sessão (talvez se comece aqui a delinear um esboço de fidelidade aos ciclos, contudo ainda é muito cedo para tirar este tipo de conclusões). Constatou-se igualmente a assistência de muitos estreantes e uma camada mais jovem de público que a presente na projecção anterior, facto que não terá sido indiferente o próprio programa da noite que tinha como chamariz o filme Adeus, Lenine! de Wolfgang Becker.

A história do relacionamento de um jovem alemão com a sua mãe e a destes com a revolução socio-cultural que a queda do muro de Berlin provocara na Alemanha oriental. Obra esta que criou sensação nos últimos dois anos e que foi encarada por muitos críticos como um sinal do ressurgimento da vitalidade do cinema alemão (uma posição a discutir quem sabe brevemente neste ou noutro forum).

No entanto, a organização não quis deixar de comunicar à assistência, momentos antes da projecção do filme, o quanto lamentava a ocorrência de problemas técnicos na sessão anterior, lembrando que até Março (altura do ciclo temático Os Brasileiros) as sessões integradas na iniciativa da 7:ª à 5.ª serão necessáriamente experimentais, servindo para testar as condições da sala e dos equipamentos.

Nesta segunda sessão, as condicionantes técnicas negativas ocorridas anteriormente foram ultrapassadas – ainda não totalmente como a organização gostaria mas de forma satisfatória à produção deste tipo de eventos – e o público pôde então assistir tranquilamente ao filme e usufruir da magia do cinema.

Nesta comunicação, a organização não quis também deixar de saudar o espírito cinéfilo do público alcobacense que apesar das contrariedades verificadas na 1.ª sessão comparecia agora em força à segunda, esgotando uma vez mais a sala.

A segunda aposta dos ciclos estava ganha e aguarda-se agora a próxima que terá como atracção o belíssimo filme de Tim Burton, O Grande Peixe, mais uma obra a ver pelos amantes da 7.ª arte. Viva então o cinema!
a.g. - m.d.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home