Thursday, June 30, 2005

EM ÓRBITA Das Megalópolis do Futuro: 2046 – WONG KAR-WAI no espaço estético e conceptual futurista

Na periferia do ciclo Techno-Tokyo ou as Megalópolis do Futuro, apresenta-se o último filme de Wong Kar-wai, um dos grandes mestres actuais do cinema mundial: 2046. Esta sequela que traz de volta a personagem masculina de Disponível para Amar (In The Mood For Love: 2000), interpretado por Tony Leung, encontra-se à partida nos antípodas do ciclo proposto cuja incidência recaiu exclusivamente no cinema animado japonês – anime manga - da última década. O primeiro antagonismo é desde logo o facto de este não se tratar de um filme de animação e muito menos numa visão apocalíptica do universo. A ligação, aqui quase subliminar, estabelece-se na conotação estética e conceptual que este filme apresenta sobre o futuro, veiculada na ficção científica idealizada pela personagem principal (Chow Mo-Wan): um espaço localizado em 2046, composto num belo cenário futurista digital, onde se encontram todas as memórias e onde nada se esquece. O filme conta ainda com a presença da bela e misteriosa Gong Li, para muitos a última das grandes divas da 7.ª Arte.

2046
Realizado por Wong Kar-wai
Hong Kong/ China/França/Alemanha, 2004 Cor – 109 min.
Com: Tony Leung Chiu-wai, Gong Li, Faye Wong [Wang Fei], Kimura Takuya, Zhang Ziyi, Carina Lau Ka-ling, Chang Chen, Tongchai McIntyre, Dong Jie, Wang Sum, Siu Ping-lam, Maggie Cheung Man-yuk.

Chow (Leung) é um jornalista que ganha a vida a escrever ficção para um jornal. Actualmente, dedica-se a "2046", uma história futurista sobre um lugar ou um ano para onde as personagens se deslocam à procura das suas memórias perdidas. Depois de passar algum tempo em Singapura, regressa a Hong Kong e fica hospedado num hotel pequeno, mas com quartos suficientes para existir o número 2046. Esse número recorda-lhe a relação frustrada com Su Lizhen (Cheung), anos atrás, e pede ao dono (Wang) para ficar ali alojado, mas este sugere-lhe o 2047, enquanto o 2046 está em obras. O quarto inicialmente almejado acaba por ser ocupado por Bai Ling (Zhang), com quem Chow passa a encontrar-se regularmente.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home