Monday, July 04, 2005

O que é o DOGMA 95?

O DOGMA 95 é um Manifesto criado por um conjunto de realizadores, em Copenhaga no Outono de 1995, com o objectivo de contrariar “certas tendências do cinema actual”, posicionando-se como uma “operação de salvamento” de um cinema que consideram morto. O Dogma 95 opõe-se ao conceito de autor, de cinema individual, efeitos especiais, maquilhagem e ilusões [“A tarefa ‘suprema’ dos realizadores decadentes é enganar a audiência. É disso que estão tão orgulhosos? Foi isso que ‘100 anos’ nos deram? Ilusões a partir das quais as emoções podem ser comunicadas? (...) Uma ilusão da dor e uma ilusão do amor”]. O Dogma 95 opõem-se ao cinema da ilusão pela apresentação de um incontestável conjunto de regras designadas como VOTO DE CASTIDADE. Os primeiros realizadores dinamarqueses a assinar este manifesto e assumir o voto de castidade foram Lars von Trier e Thomas Vinterberg.

O Voto de Castidade

Juro submeter-me ao seguinte conjunto de regras estabelecidas e confirmadas pelo DOGMA 95:

1. As filmagens têm de decorrer fora dos estúdios. Não se podem introduzir adereços nem cenários (se for necessário um adereço particular para a história, a localização da cena tem de ocorrer no local onde ele se possa encontrar).
2. O som nunca pode ser produzido separadamente das imagens ou vice-versa. (Não pode ser utilizada música, a não ser que ela exista no local onde decorre a cena).
3. Tem de se usar a câmara à mão. É permitido todo o movimento ou imobilidade possibilitado pela mão. (O filme não pode decorrer onde está a câmara; a filmagem tem de decorrer onde decorre o filme).
4. O filme tem de ser a cores. Não é aceitável iluminação especial. (Se houver muito pouca luz a cena deve ser cortada ou adapta-se uma única lâmpada à câmara).
5. São proibidos filtros e efeitos.
6. O filme não pode conter uma acção superficial. (Assassinatos, armas, etc. não podem acontecer.)
7. Estão proibidas as alienações temporais e geográficas. (O que significa que o filme se passa aqui e agora.)
8. Não são aceitáveis os filmes de género.
9. O formato do filme tem de ser 35mm standard.
10. O nome do realizador não pode aparecer no genérico.

Para além disto, enquanto realizador, juro abdicar do gosto pessoal! Já não sou um artista. Juro abdicar de criar uma “obra”, uma vez que penso que o instante é mais importante do que o todo. O meu objectivo supremo é obter a verdade das minhas personagens e do enquadramento da acção. Juro fazê-lo por todos os meios disponíveis e à custa de todo o bom gosto e de todas as considerações estéticas. Assim faço o meu voto de castidade.”

Fontes: Atalanta Filmes e site oficial www.dogme95.dk

0 Comments:

Post a Comment

<< Home